OMEGA SISTEMAS
Brandão
teletronix
operação Hórus

BPFron apreende mais de três toneladas de maconha durante a Operação Hórus em Foz do Iguaçu (PR)

A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (26/12)

27/12/2019 18h55
Por: Redação
Fonte: Polícia Militar
418
Foto: Polícia Militar
Foto: Polícia Militar

Mais de três toneladas de maconha foram apreendidas por policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), durante a Operação Hórus. 

A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (26/12) na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, e resultou na prisão de um homem.

Segundo informações do oficial de Relações Públicas da unidade, capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, os policiais estavam em patrulhamento, quando viram um veículo suspeito saindo de uma casa.

 “Ao tentar fazer a abordagem o motorista fugiu pelas ruas da cidade, porém foi localizado logo em seguida. 

Durante a vistoria foram encontrados cerca de 800 quilos de maconha”, contou.

Já na residência do suspeito foram localizadas mais 2.532 toneladas de maconha, totalizando 3,372 toneladas da droga. 

Ainda de acordo com a unidade, essa é a maior apreensão de maconha durante os sete anos de criação do BPFron.

De acordo capitão Nairo apreensões como essa expressa à importância do batalhão para a segurança pública no estado. 

“O BPFron foi criado para combater, na origem, a entrada ilegal de drogas e armas no país, refletindo assim nas capitais e grandes centros do Brasil”, disse.

O BPFron fecha o ano de 2019 com a apreensão de 17,3 toneladas de maconha. “Anteriormente o nosso recorde era 1,6 toneladas em uma única ocorrência, agora nós fechamos o ano com essa apreensão significativa”, complementou o capitão Nairo.

O BPFron é a primeira unidade policial de fronteira do Brasil e foi criado através do decreto-lei nº 4,905 de 6 de junho de 2012 e conta com três companhias, a sede que fica em Marechal Cândido Rondon, já a segunda e terceira ficam em Guaíra e em Santo Antônio do Sudoeste, respectivamente. 

A atuação da unidade abrange 139 municípios do Oeste e Sudoeste do estado.

PREPARO – A Unidade possui uma doutrina própria baseada nos treinamentos e conhecimentos adquiridos junto a outros grupos de segurança pública de fronteira, como o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPON) da Polícia Federal, o Grupo de Repressão ao Contrabando (PRECON) da Receita Federal, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro.

A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. 

Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Foz do Iguaçu - PR Notícias de Foz do Iguaçu - PR
Pérola - PR
Atualizado às 07h15
23°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
23°

Sensação

24.9 km/h

Vento

71.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Rádio
Pérola
Municípios
A Rádio
Últimas notícias
Mais lidas