Segunda, 19 de Outubro de 2020 12:19
44 99871 5984
Paraná consumo anormal

Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Paraná

O estado vive a pior crise hídrica das últimas décadas

26/09/2020 14h14
460
Por: Redação Fonte: Catve
Estiagem e consumo anormal afetam abastecimento no Paraná

A Sanepar informa que a estiagem intensa e prolongada que afeta o Paraná desde 2019 está causando problemas de abastecimento em diversas cidades do Estado.

Neste sábado (26) e domingo (27) pode ficar comprometido o fornecimento de água em Lunardelli, Mauá da Serra, Faxinal, Califórnia e Bom Sucesso. A Companhia está com dificuldades em atender a demanda dos três sistemas, onde o consumo somado está 20% acima do normal.

Em Lunardelli o Córrego Barreiro está com volume 15% abaixo do normal. Os poços de Mauá da Serra perderam cerca de 30% da capacidade de produção.

Em Faxinal, a produção do poço e da mina que atendem o sistema está 20% menor. Se a população colaborar, a previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, na madrugada de domingo (27).

O Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional.

A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal.

As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho.

Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR

Curitiba - Paraná

Sobre o município
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal.
Pérola - PR
Atualizado às 12h11 - Fonte: Climatempo
34°
Muitas nuvens

Mín. ° Máx. °

35° Sensação
12.3 km/h Vento
37.7% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias